Adquiri alguns modelos impressos em 3D da shapeways: http://www.shapeways.com/
A maior parte deles no material mais barato, um nylon com uma superfície granulada. Por vezes o único material em que a peça está disponível.
É resistente mas com um acabamento muito granulado. Nas superfícies lisas sem detalhes como rebites, é fácil betumar com pasta da Vallejo e com lixas finas adquirir um acabamento liso e brilhante. Mas se tem detalhes...
Ainda não descobri como utilizar este meio de produção de peças fora do mainstream, mas estou esperançado que com a prática, conseguirei tirar melhor partido.
It his quite strong, but the grainy finishing is disapointing. On surfaces without details I found out that Vallejo putty works great. Smoothed with several grades of fine sandpaper I get very shiny surfaces. But on faces with rivet details...
I haven't found yet how to take good advantage of this very promising media offering models that aren't mainstream.
The painting was looking fine until I decided to airbrush
dust... When I buy more
of these coaches for a micro layout, I think I'll try to tackle the grainy look
that ruins an otherwise beatiful model.
A maior parte deles no material mais barato, um nylon com uma superfície granulada. Por vezes o único material em que a peça está disponível.
É resistente mas com um acabamento muito granulado. Nas superfícies lisas sem detalhes como rebites, é fácil betumar com pasta da Vallejo e com lixas finas adquirir um acabamento liso e brilhante. Mas se tem detalhes...
Ainda não descobri como utilizar este meio de produção de peças fora do mainstream, mas estou esperançado que com a prática, conseguirei tirar melhor partido.
I bought some 3D printed models from shapeways: http://www.shapeways.com/
Most of them on a grainy nylon, the cheapest material.
Sometimes the only media available.It his quite strong, but the grainy finishing is disapointing. On surfaces without details I found out that Vallejo putty works great. Smoothed with several grades of fine sandpaper I get very shiny surfaces. But on faces with rivet details...
I haven't found yet how to take good advantage of this very promising media offering models that aren't mainstream.
https://www.shapeways.com/model/606035/on20-on18-passenger-car-6-window.html?materialId=6&li=ostatus
Estava a correr bem até que decidi dar uma poeira com
aerógrafo...
Quando comprar mais umas carruagens, tentarei polir as
superfícies onde puder.
A base com os bogies são de um eléctrico da Tomytec en
escala N. Vêm sem motorização, tenho alguns destes chassis descartáveis onde
coloquei rodas metálicas da Tomytec, que escureci quimicamente.
Será a primeira vez que utilizarei engates Kadee. Como se pode ver pela foto vou ter algum trabalho para acertar com as alturas. Talvez
tenha de descartar-me do chassis da Tomytec e construir um mais baixo. Mesmo
assim suspeito que terei de colar um bloco para ter o engate na altura normalizada.
The wheels are from a Tomytec N scale tram. These trams are
sold as dummies, so the wheels and base chassis have to be replaced. The chassis is kind of a box, I laid some
sheets of lead to give some weigth. Replace the original plastic wheels by
metal ones form Tomix, that I chemically blackned
Sadly it's not going to be so simple. I'm thinkig to use
Kadee N scale couplers and the gig tells me I'll have to either remove the
tomytec chassis and get a lower one or gule a mont for the kadees at the right
height. maybe even both possibilities...
I'm new with Kadee, I was just hoping for an easy start.
A
carruagem vem com dois bancos corridos integrados na impressão. Apenas tive de
cortar umas uniões que conferiam rigidez aos bancos, para poder inserir os vidros.
Estes são feitos com plástico de blisters, têm quase a espessura equivalente ao
espaço entre as paredes da carruagem e as costas dos bancos.
Incompreensivelmente a carruagem não vem com portas.
The
coach comes with interior detail apready in place. I just had to trim some
little conections that were suporting the back of the seats so I could insert
the window panes. I used plastic form blisters, the thickness almost matches
the interval between the coach inner face and the back of the seats. Oddly the coach, that is very nicely designed, doesn't
include doors.
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