N scale / DIMS.: aprox. 900 X 250mm / shelf layout
TEMA: Porto de pesca servido por caminho de ferro
Volta e meia rabisco no meu caderno "futuras"
maquetas que o mais certo é nunca construir. É "modelismo de sofá",
mas vejo alguma utilidade nestes rabiscos que vou fazendo. Aprendo sobre coisas
que nem imaginava existirem e pratico o desenho de pequenas maquetas.
Esta tem apenas 2 agulhas ao centro da cena. As cassettes à
esquerda são a ligação à gare de triagem. Na cena encontram-se 3 destinos: a
lota, um pequeno estaleiro naval e uma fábrica de processamento de alimentos. O
observador está numa posição virada para o mar que mal vê através das estreitas
vielas entre edifícios. Um viaduto com via dupla tenta bloquear a visão da
abertura de passagem para a gare fantasma. É uma solução estafada que desejo
evitar, subindo a altura do edifício da indústria alimentar. Talvez tenha
espaço para uns quantos edifícios insinuando a zona comercial. À direita uma
cassette alinhada com o armazém do estaleiro, permite remover ou carregar
vagões abertos.
OPERAÇÃO
Uma DD13 entra em cena com 2 ou 3 vagões e manobra para os colocar
no destino. Depois recolhe o que estiver pronto para ser expedido e volta à
triagem. Os vagões já têm de vir na posição correcta, pois não existe um feixe
de vias para que a máquina contorne a composição. No fundo é o que se passa na
realidade, o tractor de manobras já leva para os ramais a composição com os
vagões por ordem de entrega.
Neste momento não sei ainda se será uma maqueta interessante
para operar. Provavelmente só saberei se a construir.
A FROTA
1 DD13, uns 8 vagões refrigerados e uns 2 plataformas.
DD13 early paint scheme, brown with yellow stripes Kato #29751
Re12000 refrigerated vehicles built in 1954.
Carries a cargo that requires temperature control, such as raw vegetables and
fresh fish.
Resa 5000 refrigeration carsfor fresh fish transport .It was introduced around 1968 for
lower-speed trains, to replace older equipment. Because there were no cabooses
rated for 100 kph use, the REMUFU incorporated the conductors room on the end,
similarly to the KOKIFU 10000. But trucks and refrigerated containers
eventually took over the traffic, and the cars were retired by 1986.
Wamu21000 on duty from 1929 until 1984, Common boxcar
TSUMU1000 / Zum 1000 ventilation car on duty from 1950 until 1985
CENÁRIO
O edifício da lota e do estaleiro serão provavelmente kits
da Tomytec. Se optar por uma zona comercial da cidade, utilizarei kits da
Tomytec e Grenmax. O resto será construído de raiz.
Por detrás dos edifícios, para representar a parte do mar, tenho
duas opções em consideração. Incluir em trompe l'oeil os barcos de pesca ou
usar kits de embarcações da Tomytec. O que se poderá ganhar em realismo com os
navios em 3D perde-se em espaço, implicando uma profundidade da maqueta nuns 30
a 35cms. Uma dúvida que só poderá ser esclarecida se a maqueta for construida.
Neste projecto tenciono incluir iluminação interior nos
edifícios para dar um ar "mágico" a uma cena nocturna. A iluminação
geral da maqueta será com um projector portátil. Esta maqueta é para ser
apresentada em cima de uma mesa. Torna-se mais confortável para o operador e
para os observadores, que poderão sentar-se.
A via será um misto
de Kato e Peco, ambas em código 80. A Kato tem uns troços rectos para ligar à
via Atlas. Pelo que apurei a Atlas e a peco são compatíveis, espero portanto
que o conceito funcione. Os troços de via Kato destinam-se a unir firmemente as
cassettes à maqueta, dispensando outro tipo de fixação.
Uma image que merece a pena ser reproduzida // An image worth to be replicated
Arquitectura industrial do pós-Guerra // Post war industrial architecture
Ruas e vielas apertadas entre casario subindo a colina // Streets and alleys embedded in the compact urban setting going uphill
Lotes compactos, só se vêm os telhados à distância // compact plots, from far only the roofs are visible
Uma imagem muito interessante para tentar resolver o espaço à esquerda, junto à passage para a cassette // A very suggestive photo showing a solution for the left corner of the layout, next to the passage to the staging yard.
A linha passa apertada pelos espaços livres na apertada malha urbana // the track goes through the available spaces in the dense urban setting.
CONSTRUÇÃO
Estou tentado a usar de novo o método de
"tabuleiro" em poliuretano extrudido (vulgo wallmate), com uma
moldura em contraplacado fino de 3mm.
Para evitar empenos (ou minimizá-los) terei de usar perfis de madeira
como reforço estrutural. A maqueta ficará extremamente leve, fácil de
transportar.
A outra opção é o uso de contraplacado de 6mm, conferindo
maior solidez sem complicações de montagem, mas aumentando o peso.
Esta é a ideia inicial. precisa de ser trabalhada. Irei
colocando aqui os desenvolvimentos deste projecto que não sei se passará à fase
de construção.
Sem a preciosa ajuda de colegas modleistas no forum JNS não teria conseguido avançar como já avancei. É agradável lidar com pessoasque comentam só quando têm algo a acrescentar, não para "aparecer" como em alguns foruns. Pesquisar este tema sem ter rudimentos de Japonês é muito difícil.
Traçado 1 / Trackplan 1
Traçado 2 // Trackplan 2
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I find myself doodling in my notebook sketeches of
"future" layouts. Most of them never to be built. It is "armchair modellling", but It can be useful. I
learn about things I didn't even imagined they exist and practice design of
small layouts.
This one has only 2 turnouts at centre stage. The cassettes
on the left are the connection to the classification yard. On stage thre are 3
destinations: the fish market, a shipyard and a food processing industry.
The observer is inland looking at the buildings by the pier.
The sea is hardly seen through the narrow alleys in between the buildings. A
raised double track hides the passage to the cassette of the classification
yard. It is a worned out cliché that I'll gladly avoid. I might be able to find
a better solutino by rising the height of the food processing industry and have
a hint of a small borough around the harbour.
OPERATION
A DD13 enters stage with 2 or 3 cars to deliver to on one or
all of the 3 destinatiosn. Then picks cars on the way to the classification yard.
These have to be positionned correctly in the classification yard as there is
no runaround on stage. The track layout is similar to prototype, but I still
don't know if it will be interesting.
THE FLEET
1 DD13, some 8 refrigerated cars and a couple of flats.
SCENERY
The fishmarket will be the Tomytec kit. The shipyard might
be the one from Tomytec or scracthbuilt. For the business area, Tomytec and Greenmax have several kits
to create a compact urban setting. The other buildings will be scratch built.
I'm considering a backdrop where I include glimpses of the
fishing boats. It is an atractive idea as I save a lot of space, but I'm not
confortable with it. I might have to go for a conservative approach and use
models from Tomytec at the expense of aditional 5 cms to the widness of the
layout. Aniother thing I'll only know if I build the layout.
In this project I
want to light the interior of the buildings to add a "magic" look
with a night scene.
The general lighting wil be with a couple of spot lights.
This layout has no feet, it is to be displayed on a table so that operator and
viewers can seat.
The track will be Peco code 80 with Kato special trnsiction
tracks to connect firmly the cassettes to the layout. read somewhere that this
transiction section is compatible with Atlas trak wich in turn is compatible
with Peco. The purpose of using Kato is to use its characteric connection,
dispensing the use of any other fastening solution.
CONSTRUCTION
I'm tempted to use again foambord for the base, finishing
the whole with 3mm plywood. This thickness is too flimsy for the backdrop, so
I'll have to strenghen with fine wood beams. This method assures a very light
structure. The alternative is a plywood construction using 6mm plywood.
Stronger but also heavy.
This is the initial idea, i'll be posting further
developments.
Without the precious help form fellow modellers in JNS forum http://www.jnsforum.com/community/index.php
I couldn't have gone so far in the research. It is very refreshing to socialize with people that engage in conversation to be helpful, not for the sheer intent of "showing up". researching this theme without rudiments of Japanese is very hard.
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